Mestrado e Doutorado em Promoção de Saúde

Apresentação


O Curso de Mestrado/Doutorado em Promoção de Saúde tem como principal característica seu referencial teórico interdisciplinar, pois este se fundamenta nas várias vertentes do conhecimento, incluindo as ciências humanas, biológicas e exatas. As ações em Promoção de Saúde são parte de processos políticos e de ação social, que precisam ser constantemente revistas, de maneira a atender às necessidades, interesses, tendências nacionais e internacionais, e expectativas entre os diversos atores sociais.


O Programa de Promoção de Saúde da Universidade de Franca possui mais de 16 anos (o Mestrado foi criado em 1999) e foi o primeiro do Brasil. Já o Curso de Doutorado foi criado em 2011, sendo o primeiro curso neste nível da América Latina. O Programa vem contribuindo ativamente na construção desse campo político de ação, seja na formulação de teorias ou no estabelecimento de práticas de Promoção de Saúde. Foram titulados 304 mestres e 5 doutores desde então. O Programa na área Interdisciplinar obteve nota quatro (4) junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em sua última avaliação.


O Programa de Pós-Graduação em Promoção de Saúde pretende, assim, prover uma alternativa de excelência acadêmica aos graduados interessados em ingressar em Programas de Pós-Graduação; consolidar as linhas de pesquisa existentes no curso; ampliar a produção de conhecimento através da pesquisa científica; proporcionar a formação continuada dos egressos; possibilitar a interação com a população, serviços de saúde e outras instituições de ensino; e desenvolver pesquisas nacionais e internacionais, através de programas e políticas de intercâmbio.


São oferecidas anualmente 20 vagas para o curso de Mestrado e seis vagas para o curso de Doutorado, a um público alvo multiprofissional: advogados, biólogos, biomédicos, dentistas, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e profissionais de demais áreas afins.

Informações gerais


CoordenadorCarlos Henrique Gomes Martins
Vice-coordenadoraGlória Lúcia Alves Figueiredo
SecretáriaAdriana Pernambuco Montessanti
Telefone16 3711-8829
E-mailpromocaodesaude@unifran.edu.br